ESPECÍFICO
  • PRÉ-IFBAIANO 2020 Processo Seletivo do Ensino Médio Integrado

SOBRE O PROCESSO SELETIVO


Neste Processo de Ingresso, estão sendo ofertados cursos técnicos de 
nível médio nas formas:

 
- INTEGRADA
: cursos para quem já concluiu, ou está concluindo, o ensino fundamental

e pretende cursar, ao mesmo tempo, o ensino médio e o técnico. A duração é de, pelo

menos, 3 anos.

 - SUBSEQUENTE: cursos para quem já concluiu, ou está concluindo, o ensino médio e deseja obter formação profissional. A duração mínima é de 1 ano e meio.

QUEM PODE CONCORRER?

O Processo de Ingresso de Estudantes do IF Baiano aplica um sistema que distribui as vagas para três categorias:

- Estudantes oriundos de Escolas Públicas - estudantes que cursaram o ensino fundamental integralmente na rede pública de ensino.

- Pessoas com deficiência – estudantes que apresentem Laudo Médico atestando tipo, grau ou nível de deficiência.

- Ampla concorrência – onde todos os candidatos concorrem.


CURSOS E VAGAS DISPONÍVEIS PARA O IF BAIANO DE GUANAMBI

1) Técnico em Agroindústria Integrado 2020.1
    Diurno 40 vagas

2) Técnico em Agropecuária Integrado 2020.1
    Diurno 80 vagas

3) Técnico em Informática para Internet Integrado 2020.1
    Diurno 80 vagas

4) Técnico em Agricultura Subsequente 2020.1
    Diurno 80 vagas

5) Técnico em Agricultura Subsequente 2020.2
    Diurno 80 vagas

6) Técnico em Zootecnia Subsequente 2020.1
    Vespertino 40 vagas


OBS: Confira no edital oficial outras vagas e cursos nas 14 cidades onde o IF Baiano está presente.


 A PROVA

 As provas serão aplicadas no dia 1º de dezembro de 2019, no turno vespertino, em escolas das cidades onde houver aplicação.

As provas serão compostas por 40 questões objetivas com 5 opções de respostas para cada uma delas, dispostas em letras de “a” a “e”, e apenas 1 opção correta.

Para cada questão, será atribuído um ponto.

 Integrado:
- Português (10 questões); 
- Matemática (10 questões); 
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (10 questões) e
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (10 questões). 

Subsequente:
- Português (15 questões);
- Matemática (15 questões) e
- Multidisciplinares e Conhecimentos Gerais (10 questões).


SOBRE O CURSO PREPARATÓRIO 
          PRÉ-IFBAIANO 2020


INSCRIÇÕES

Até o dia 25 de outubro 


HORÁRIO DE INSCRIÇÃO

De Segunda a Sexta-feira - 14 h as 18h30min, 

Aos Sábados - Das 08h as 12h.

Na recepção do curso ESPECÍFICO.

 

INÍCIO DAS AULAS

 28 DE OUTUBRO DE 2019


TOTAL DE VAGAS -
 40 vagas


- 20 vagas - Vespertino

- 20 vagas - Noturno


DIAS DE AULA

Vespertino

- Segunda-feira a Sexta-feira [
das 14:00 às 17:40]


Noturno

- Segunda-feira a Sexta-feira [
das 18:20 às 22:00]


INVESTIMENTO

Matrícula: R$ 30,00

À vista: R$ 250,00 reais

Cartão de crédito: 2 x R$ 140,00 reais


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


LÍNGUA PORTUGUESA


• Localizar informações explícitas em um texto.

• Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

• Inferir uma informação implícita em um texto.

• Identificar o tema de um texto.

• Distinguir fato da opinião relativa a esse fato.

• Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso

• Identificar a finalidade de textos de gêneros diferentes.

• Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.

• Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

• Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

• Identificar a tese de um texto.

• Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

• Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

• Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

• Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

• Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

• Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.


MATEMÁTICA


• Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações 
gráficas.

• Resolver problema utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos,

número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).

• Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.

• Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.

• Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.

• Resolver problemas envolvendo o cálculo de área de figuras planas.

• Resolver problema envolvendo noções de volume.

• Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida.

• Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

• Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

• Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

• Resolver problema que envolva porcentagem.

• Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.

• Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.

• Resolver problema que envolva equações do 1º e/ ou 2º graus.

• Identificar uma equação ou inequação do 1º grau que expressa um problema.

• Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.


CIÊNCIAS DA NATUREZA


• Reconhecer os fluxos de matéria e de energia em modelos de cadeias e teias alimentares.

• Reconhecer a composição ou as propriedades do ar atmosférico.

• Identificar as etapas e a importância do ciclo da água.

• Diferenciar transformações químicas de transformações físicas da matéria.

• Reconhecer as propriedades gerais da matéria em situações do cotidiano.

• Reconhecer reações químicas comuns no cotidiano.

• Reconhecer os principais processos de separação de misturas.

• Reconhecer o princípio da conservação de energia.

• Identificar as Leis de Newton em situações do cotidiano.

• Relacionar as grandezas (distância, tempo, velocidade e aceleração) em operações algébricas nos movimentos retilíneos e circulares.

• Identificar comportamentos individuais e coletivos voltados para a preservação do meio ambiente.

• Reconhecer a interferência do ser humano na dinâmica das cadeias alimentares.

• Reconhecer causas/consequências de problemas ambientais.

• Identificar as principais doenças humanas causadas por vírus, bactérias, protistas, fungos e helmintos bem como formas de evitá-las.

• Identificar órgãos e sistemas do corpo humano, relacionando-os às suas funções.

• Reconhecer a importância da produção e do destino adequado do lixo para a preservação da saúde individual e coletiva.

• Identificar materiais isolantes e condutores de eletricidade em situações cotidianas.



CIÊNCIAS HUMANAS


• Analisar a importância do conhecimento geográfico na interpretação do mundo.

• Reconhecer a História como produto histórico, social e cultural e suas implicações na produção historiográfica.

• Compreender a produção do conhecimento histórico e sua relação com diferentes fontes e discursos.

• Identificar situações representativas do processo de globalização.

• Analisar as transformações socioespaciais relacionadas à globalização.

• Reconhecer as territorialidades como expressões de grupos diversos.

• Relacionar as transformações do espaço geográfico às ações dos diversos agentes (Estado, empresas, ONGs, organismos internacionais etc.).

• Caracterizar as diferentes formas, regimes e sistemas de governo, em momentos históricos distintos.

• Compreender os conflitos políticos, sociais e culturais no domínio das relações de força e poder.

• Identificar os impactos no meio ambiente causados pelas organizações políticas, econômicas, sociais e culturais.

• Relacionar a dinâmica do meio físico (relevo, clima, vegetação, hidrologia e solos) com as transformações do espaço geográfico.

• Reconhecer as representações e manifestações sociais e culturais sob o princípio da diversidade.

• Reconhecer a importância do trabalho humano e suas formas de organização em diferentes contextos históricos.

• Relacionar os diferentes processos de produção às formas de organização do trabalho ao longo da História.

• Compreender o impacto das tecnologias na organização das sociedades.

• Reconhecer direitos e deveres dos indivíduos-cidadãos como forma de constituição da cidadania.

• Reconhecer a relação existente entre legislação e cidadania no decorrer da História.



CONHECIMENTOS GERAIS E MULTIDISCIPLINARES


• Atualidades

• Sociedade e Cotidiano

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.